sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Grande China - grande decepção!

Por Aderson Barros

Medo... tenha medo!
Não gente... não apenas um jeito de falar... é mais dura e crua verdade!!!!
Bem... uma breve história.
Rua Visc. de Abaeté em Vila Izabel... no final dos anos 90 havia ali um restaurante muito bom e doido chamado “NOVE DRAGÃO” (é... assim mesmo... sem plural... não é erro não!). Eram um restaurante só de comida chinesa, inicalmente a la carte normal e depois em sistema de rodízio. Foi um dos primeiros rodízios de comida chinesa da cidade. Era excelente! Variado, interessante, criativo e mais que tudo... delicioso.
Mas o tempo passa... passa MAL!
Comida Japonesa agora é moda e não mais uma exoticidade gastronômica. Em nome da moda a gente sabe que sacrilégios são perpetrados. Triste.
Agora ele se chama “GRANDE CHINA” e se lança sem a menor categoria ou preparo no mercado. Não digo isso levianamente... as palavras mais adequadas são essas mesmo. Eu nunca pensei em dizer isso de um restaurante Japa, mas o bicho é RUIM... é MUITO RUIM... É PÉSSIMOOOOOOO! Você vão ver as fotos e podem pensar... não parece! Mas acredite em mim... é RUIMMMM MMMMEEEEESSSSSSMMMMMOOOOOOOOO.
Nada estragado... nada sujo... mas tudo, invariavelmente tudo TRISTE, sem gosto, sem graça, sem brilho, sem frescor. Todo o buffê meio largado... mal ajeitado... sabe como? Assim... sem carinho e cuidado. Sem a cor, o brilho e as texturas fantásticas que a comida Japa tem como marca registrada.



 Até alguns makimonos com gosto de arroz passado, fermentado...  Os peixes sem brilho... secos... com cara de abandonado sabe?

As comidas do buffê todas com aspecto de coisa velha... sabe quando fica no balcão muito tempo e ninguém vai virar os tabuleiros pra comida ficar com cara gostosa? Fica aquela nata fosca e gordurosa... sabe como? Pois é...
Ah... o camarão empanado é essa coisa enorme no prato com molho agridoce... detalhe é que a massa é grande... parece uma coxinha de galinha...o camarão é de normal pra pequeno, e ruim sem gosto... tanto a massa quanto o camarinho!

E os absurdos não param pro aí... caí na besteira de pedir molho Teriaki. Sabe o que é o molho teriaki deles? Misturaram o molho agridoce com shoyu pra ficar preto! Terrível! Tétrico! Pavoroso!
Bem... preciso dizer mais alguma coisa de um lugar onde até o sunomono é ruim? O pepino velho e murcho... doce demais da conta... e com vinagre de menos e as lascas grosseiras de kani estavam secas e com gosto de geladeira. Um desastre completo! Eu deixei tudo no prato... e eu adoro sunomono!!!

Tudo estava de medíocre pra baixo. Absolutamente tudo. Não houve nenhum alento no cardápio... alguma coisa pra chamar de boa...
Em desespero leio a lista de “inguarias” que fazem parte do rodízio pra tentar algo que prestasse... e resolvi apostar num Hot de Banana... afinal... não poderia ser nada apavorante... certo? ERRADO MEU QUERIDO LEITOR! Tenha em mente... MANTENHA DISTÂNCIA. Eis aí a foto do infeliz petisco... sem graça... sem doce... sem sal... com arroz parecendo arroz comum de panela velho e enrolado num patético Nori e um tentativa frustrada de hot. Lamentável... disparado a pior coisa que já baixou no meu prato numa sushi-house da vida.

Um capítulo a parte são os funcionários... os sushimen sem a menor cara de quem gostam de fazer o trabalho deles... mal encarados e ineptos (comprovado na ponta da língua). Garçons lentos, desatentos e displicentes.
Como eles agora estão atacando forte no CLICK ON e PEIXEI URBANO etc... dou logo o toque...  NÃO VALE O INVESTIMENTO!
MANTENHAM DISTÂNCIA!
Óh só... Para ver que não sou só eu... leiam o seguinte link.

R. Vsc , de Abaeté, 64 - Vila Isabel 
Rio de Janeiro - RJ

sábado, 10 de dezembro de 2011

Dedo de Moça - Festival de Sushi

Foi com muita desconfiança que fomos conferir o Festival Japonês do Dedo de Moça.
Já tínhamos ouvido falar bem do local, mas ainda assim não estávamos botando muita fé.

A garçonete que nos atendeu explicou que era noite de festival e nos informou o preço: R$ 45,00.
Aceitável, se fosse bom.

Resolvemos arriscar.

O local é bem simples. O restaurante é adaptado para receber o sushiman às quintas e sextas.
Pelo que deu pra perceber, o local está passando por reformas. Mas ainda assim, não comprometeu nosso conforto.


Mas vamos ao que interessa: comidinhas!
De entrada serviram sunomono e tartar de salmão. Ótimos!
Eu, Desirée, não sou fã de sunomono mas esse estava realmente bom!

Em seguida serviram yakissoba. Também estava bem saboroso e a porção era grande, nem deu pra comer inteira. Os legumes estavam no ponto e as carninhas bem temperadas.
Aprovado!

Na sequência, os rolls Califórnia, salmon skin, kapamaki, salmão maki, sushi de camarão e sushi de salmão
Tudo perfeito! Muito bem feitos, o arroz estava saboroso, na textura ideal, a alga frequinha e crocante, o tamanho correto e bem recheadinhos.
Aprovado!


Em seguida, hot rolls e salmão na crosta que vieram na forma de triashi.
E harumaki de legumes.
Per-fei-tos! Bem crocantinhos, aprovados!

Seguindo, serviram o sashimi de salmão e de anchova negra.
Aqui, um aparte: anchova negra é maravilhosa! A textura é firme, quase um franguinho e a carne é bem branquinha, super saborosa, o sabor é bem especial. E estava tão bom que eu só fui lembrar de fotografar quando já tínhamos comido quase tudo!
A única ressalva é que não serviram nada de atum, porque segundo o sushiman nos explicou, estava em falta, pois não havia recebido um de boa qualidade e era melhor não servir do que servir algo ruim.
Concordo com ele, mas ainda assim sentimos falta do peixe.

Por último, mas não menos importante, foi servido temaki. Estava super recheado de salmão, o arroz na medida e a alga frequinha.
Aprovadíssimo!

No geral ficamos felizes e supreendidos com a qualidade. O peixe não estava gelado ou congelado (como já vimos acontecer em outros locais); estava na temperatura e textura ideias.
O sushi de camarão foi dos melhores que já comemos. O camarão estava maravilhoso, fresquinho.
Os rolls tem o tamanho certinho pra caber na boca de uma vez só sem a gente ter que ficar sofrendo pra mastigar.
O sushiman foi super atencioso, veio até a mesa várias vezes perguntar se estávamos satisfeitos e também para servir pessoalmente alguns pratos. E nos explicou pacientemente sobre a anchova negra e sobre a falta do atum. Ponto pra ele! Está de parabéns pelo trabalho.

Mas como nem tudo são flores, temos que falar de alguns pontos negativos.

Em primeiro lugar, os garçons são um pouco confusos.
E ninguém nos explicou com antecedência o que seria servido. Por termos experiência e adorarmos comida japonesa, já mais ou menos tinhamos uma idéia, mas se fosse uma pessoa totalmente neófita, ficaria boiando.
Sentimos falta de poder escolher os pratos, de dizer "quero esse e não aquele". Foram nos servindo sem saber se queríamos ou não.
Cabe uma sugestão ao restaurante: coloquem cardápios explicando os ítens do festival ou então aquelas comandas em que a pessoa escolhe o que deseja e a quantidade. Facilita o atendimento e evita desperdícios porque eu mesma dispensei algumas coisas que já haviam sido servidas, por não gostar muito.
E mais uma sugestão: coloquem uma sobremesa no cardápio do festival. Pode ser um harumaki de banana, uma banana caramelada, alguma coisa pra adoçar a boca no final. Faz diferença!

Mas no geral, aprovamos a comida e super indicamos. Principalmente porque aqui em Bertioga é tão difícil ter alguma coisa realmente boa que possa ser indicada.
Vale muito a pena conferir!



Dedo de Moça Pizza Bar
Av. Anchieta, 1363 - Vila Tupi - Bertioga | SP
3317-2472